quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Noite num mais que "tradicional pub irlandês"



Para quem não conhece, um Pub é apenas um bar, aí vem logo aquela idéia de um bar no Brasil. Um Pub é muito mais do que isso na Europa, na realidade, é um restaurante mutante, pode-se dizer:

Cedinho (9h da manha - a vida só começa as 10 por aqui) os pubs estão lotados de pessoas tomando seu café da manhã, lendo jornal ou conversando.

Após o meio dia, muda-se o cardápio e vira um restaurante, onde serve-se almoço, as vezes famílias com crianças o frequentam, a tardinha alguns até viram sala de leitura, onde se discute literatura - vi muito isso na Irlanda, na Inglaterra nem tanto.

Os pubs são decorados com muitos posters, plaquinhas vintage, instrumentos musicais, livros, bebidas e ate´monte de penduricalhos também.

À noite (evening) quando as pessoas saem do trabalho, por volta das 18h, a famosa happy hour, onde se comem petiscos e tomam pints (copão de 500ml de cerveja), essa farra dura até umas 22h no máximo, aí o pub não serve mais comida, e vem outra leva de gente em busca de festa, geralmente há banda tocando.

Ontem fomos em um Pub que leva o nome do escritor Oliver Joseph St John Gogart, havia uma banda tocando musica celta e uma demonstraçao de dança irlandesa, foi muito lindo, com as pessoas dançando (pulando com as mãos para trás e correndo ao redor do lugar), eu me senti em um filme. Também foi muito lindo quando o cantor perguntou de onde cada grupo era, quando respondemos do Brasil, o violinista tocou um pedaço de Garota de Ipanema - emocionante!!


Em suma, o Pub é um lugar de celebração à vida, seja social ou familiar, ele faz parte da vida do cidadão, muitos são fiéis a um só pub, tem seu lugar cativo e tudo.

Na Inglaterra é proibido beber na rua, multa de 500 libras.

Uma nova moda que está acontecendo é Igrejas virarem Pubs. A igreja católica perdeu muito para a Anglicana com o passar dos anos (a diferença entre as duas é que a Igreja Anglicana foi fundada pelo rei Henrique VIII (pai de Elizabeth I, para lhe dar o divórcio, negado pela católica), após isso, ele tomou as terras da Igreja Católica e passou para a récem-fundada Igreja Anglicana.

Tive oportunidade de ir em dois pubs assim, um em Nottingham (http://www.pitcherandpiano.com)


e outro em Dublin (http://www.thechurch.ie)

são dois lugares lindos, e dá pra ver na cara de quem entra um misto de espanto e admiração. Nos sites você pode ver, e há também uma explicação de que essas igrejas foram desconsagradas para esse propósito e tudo o mais.

No the church - Dublin, há um folheto explicativo com várias curiosidades de acontecimentos importantes que já aconteceram no lugar

2 comentários: