sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Festa do Judas

A Conspiração da pólvora  (1605) foi uma tentativa mal-sucedida de um grupo de católicos provinciais ingleses de assassinato do rei Jaime I de Inglaterra, de sua família, e da maior parte da aristocracia protestante em um único ataque, às Casas do Parlamento, durante a cerimônia de abertura. O objetivo deles era explodir o parlamento inglês durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento. Guy Fawkes como especialista em explosivos seria responsável pela detonação da pólvora.
Todo ano, no dia 5 de novembro, pessoas no Reino Unido, Nova Zelândia, África do Sul, Terra Nova e Labrador e São Cristóvão celebram a falha da conspiração, na chamada Noite de Guy Fawkes (o significado político do festival é de pouca importância atualmente). As crianças fazem um boneco de pano chamado de "Guy" e pedem dinheiro para comprar fogos de artifício. O destino final de "Guy" é o mesmo do boneco "Judas" no Sábado de Aleluia no Brasil - a "punição"



Guy Fawkes pode ser considerado o primeiro terrorista documentado na História, e foi homenageado no HQ V de Vingança, de Alan Moore (um clássico dos quadrinhos), que virou filme (leia o quadrinho, esqueça o filme).

Um comentário:

  1. Muito curioso,gostei! Será q Osama Bin Laden terá um feriado assim de 11 de setembro? esperemos,abraço!

    ResponderExcluir