terça-feira, 5 de julho de 2011

Robert Burns e a Música Popular Brasileira

Robert Burns também conhecido como Rabbie Burns foi um poeta escocês (Alloway, Ayrshire, 25 de Janeiro de 1759 - Dumfries, 21 de Julho de 1796). Burns escreveu poemas que prefiguram o romantismo e comédia. Cheias de simplicidade e espontaneidade, as poesias escritas em escocês tinham como tema sua aldeia, a natureza e seus amores.


Seu poema Auld Lang Syne (Farewell Waltz) é uma tradicional canção em inglês, típica de Ano Novo.É um poema escocês escrito por Robert Burns em 1788. Foi ajustada para uma tradicional melodia popular, bem conhecida em países ingleses e é muitas vezes cantada para comemorar o início do ano novo. Em países como Estados Unidos e Reino Unido, é conhecida popularmente "The Song that Nobody Knows"' (em português: A Música que Ninguém Conhece) porque, apesar de sua melodia ser muito conhecida, poucos conhecem a letra da canção até o final.


Should auld acquaintance be forgot
and never brought to mind?
Should auld acquaintance be forgot
and days of auld lang syne?
For auld lang syne, my dear,
for auld lang syne,

we'll take a cup of kindness yet,
for auld lang syne.
Should auld acquaintance be forgot

and never brought to mind?
Should auld acquaintance be forgot
and days of auld lang syne?
And here's a hand, my trusty friend
And gie's a hand o' thine
We'll tak' a cup o' kindness yet
For auld lang syne
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Auld_Lang_Syne

No Brasil, recebeu uma versão intitulada "Valsa da Despedida", feita por Alberto Ribeiro e Braguinha (João de Barro), tornando-se uma canção muito popular:

Valsa da despedida

João de Barro

Composição: Robert burns
Adeus amor
Eu vou partir
Ouço ao longe um clarim
Mas onde eu for irei sentir
Os teus passos junto a mim
Estando em luta
Estando a sós
Ouvirei a tua voz.
A noite brilha em teu olhar
A certeza me deu
De que ninguém pode afastar
O meu coração
Do seu.
Então na terra
Onde for
Viverá o nosso amor.
A luz que brilha em teus olhar
A certeza me deu
De que ninguém pode afastar
O meu coração
Do teu.
No céu na terra
Onde for
Viverá o nosso amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário