sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Jornada Acabou - o Sonho não

Malas prontas, estou voltando para o Brasil após 31 dias de muita correria em busca da realização de um sonho de infância.
No saldo, mais do que positivo, tenho a dizer que foi uma experiência muito rica, aprendi muito mais sobre literatura inglesa nessa viagem do que em um mestrado ou algo semelhante, além de ter sido a melhor viagem que já fiz, e não foram poucas.
A comparação que faço para com o Brasil é apenas no sentido que o Brasil poderia seguir um caminho parecido, tem uma história muito rica, mas para que esta se perpetue é preciso a valorização do seu próprio povo,  o que acontece demais aqui na Grã-Bretanha, cada cidadão é um multiplicador de sua própria história.

Foi muito emocionante ver de perto pinturas e esculturas que só existiam nos meus livros da escola, pisar na faixa de pedestres de Abbey Road, sentir toda a magia de Stonehenge, estar perto de Shakespeare, enfim, tudo foi inesquecível.

Quem se sente tocado por esses valores, aconselho demais a vir também sentir tudo isso de perto, é uma terra maravilhosa para se visitar, achei o povo muito acolhedor e simpático. Morar não deve ser tão bom, pois não tem nem comparação com a vida de turista. Pretendo voltar mais vezes e conhecer outros lugares também.

Aproveito a reflexão dessa jornada para agradecer a três pessoas que foram muito importantes na minha formação e resignação para tudo isso: meu pai - que me mostrou os Beatles; minha mãe - que me colocou em um curso de inglês, numa época em que isso nem era tão comum ou fácil no Cariri; e minha esposa - que me ensinou a apertar o acelerador para viajar.

Espero ter, no mínimo, atiçado a curiosidade dos leitores e que outros também realizem os seus sonhos.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Do lado de cá, nós pudemos curtir a Inglaterra "através de seus olhos". Realizar sonhos é sempre maravilhoso, fico realmente feliz por teres realizado mais esse. Compartilho da sua felicidade, pois já senti isso na pele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi filho, viajjamos com você (vocês) nesta mágica viagem. Curtimos tudo como se estivéssemos aí. E saber que fomos o instrumento do seu entusiasmo para que tudo isso acontecesse é mais importante ainda. A satisfação é grande em sabermos da felicidade que vocês desfrutaram na Inglaterra.
    Beijos de seus pais.
    Daniel e Neuma

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ! graças a vc aprendi q a gente sempre devebuscar a realização dos nossos sonhos.E numa época da minha vida em q eu estava me esquecendo disso e perdendo a fé,vem vc compartilhar conosco a felicidade da realização daquilo q ,talvez em alguns momentos quase lhe tenha escapado das mãos,mas q de fato vc conseguiu agarrar e levar adiante.aprendi,professor, a sonhar de verdade! obrigada. bj.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela conquista! Espero um dia também poder conhecer pessoalmente essa terra fantástica. Por enquanto passeio pela Inglaterra através dos tantos livros que vc indicou no período que estudei Literatura Inglesa ccontigo. Obrigada por ter me apresentando a uma cultura diferente.
    Abraço.

    ResponderExcluir