quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Stratford-Upon-Avon - a terra de Shakespeare

Que cidadezinha minúscula, e tão bem organizada, linda demais, com banheiros públicos espalhados pelo centro, super limpos e grátis, inclusive com um aviso que se você encontrar alguma sujeira, contate a prefeitura.

Foi engraçado chegar 11:30h e perceber que a cidade só acorda meio dia.

A cidade tem muitos velhinhos, todos simpáticos, e um parque lindo, onde o canal Avon cruza a cidade.

E o mais importante, é a terra natal do maior escritor de todos os tempos, William Shakespeare - precisa falar mais nada, não é mesmo?

A cidade oferece tours pelos pontos turísticos do escritor, mas preferi fazer a meu modo, e fui na casa onde ele nasceu, no teatro e no túmulo, dá pra fazer tudo a pé admirando o visual. A cidade deve ter mais teatros que o Estado do Ceará.

Shakespeare nasceu e viveu até casar em Stratford, depois mudou-se para Londres, e voltou ao se aposentar, morrendo por lá - alguns dizem de alcoolismo, outros de cancer.
No túmulo de Shakespeare, nessa plaquinha preta está dizendo tipo "abençoado quem cuida deste túmulo, e amaldiçoado seja quem remover esses ossos" - foi por medo disso que seus restos mortais não foram levados para a Abadia de Westminster, onde há uma sala monumento para ele e outros escritores. Alguns também dizem que foi o próprio Shakespeare quem pediu para colocar isso no túmulo, outros dizem que foram pessoas da cidade mesmo, para que ele continuasse sepultado na Igreja da Santíssima Trindade, em Stratford.

Foi um dos pontos mais emocionantes da viagem, de Shakespeare não é preciso falar muito.

Um comentário: