segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dracula (de Bram Stoker) x Edward (daquela menininha escritora)

A primeira aparição do personagem Vampiro na literatura inglesa foi no livro THE VAMPIRE, de 1819, de John William Polidori (médico particular de Lord Byron). Foi escrito naquela noite de tempestade onde foi feita uma aposta para escreverem um conto de terror, e daí surgiu também FRANKENSTEIN, de Mary Shelley. Este livro serviu de inspiração para Bram Stoker escrever o livro definitivo sobre Vampiros.

Qualquer característica de Vampiros que não seja citada em Dracula - de Bram Stoker, pode ser considerada uma heresia para com o personagem, vamos a algumas delas:

PELE - incrivelmente branca e fria, como a dos cadáveres. Exceção: logbo após uma "refeição", quando adquire um tom rosado e certo calor humano.
CORAÇÃO - único órgão ativo em um vampiro, pois os outros são atrofiados. Não possui ritmo estável e só funciona quando necessário, pois assim o consumo de sangue é muito menor.
CABELOS - permanecem iguais ao que eram antes de ele virar vampiro. Se cortados, crescerão novamente até atingir o tamanho e a forma original.
ALIMENTAÇÃO - o único alimento necessário para a sobrevivência é o sangue.
DIGESTÃO - o aparelho digestivo do vampiro não funciona. o único alimento que não é rejeitado é o sangue. a ingestão de qualquer outro líquido causa um terrível mal-estar e é expelico pelo suor, lágrimas ou vômito.
RESPIRAÇÃO - o vampiro não respira, a não ser que queira, pois... está morto.
SISTEMA IMUNOLÓGICO - é imune a qualquer tipo de doença mortal.
REGENERAÇÃO - pode regenerar-se rapidamente de qualquer ferimento bombeando sangue para o local. Só não pode se regenerar de queimaduras solares ou fogo.
REPRODUÇÃO - não ocorre entre membros da mesma espécie. A gravidez só acontece quando um vampiro do sexo masculino se relaciona com uma mulher humana (não vampira). No entanto, seu filho terá algumas características diferenciadas, como a capacidade de encontrar e identificar vampiros, a extrema força, grande agilidade, entre outras. Eventualmente, um filho de vampiro pode transformar-se em exímio caçador de vampiros.
MORADIA - os vampiros não podem sair da sua terra natal, que serve como o seu carregador de bateria enquanto dorme durante o dia, por isso quando tem que viajar precisam levar a terra consigo.

Edward - vampiro da saga Crepúsculo, na realidade, é uma fada:
- ele brilha durante o dia
- vive na floresta
- dá conselhos

Se, de repente, você descobriu a magia dos vampiros através de Crepúsculo, vá em busca de conhecer os originais, comece com Drácula - de Bram Stoker, veja os filmes, inclusive Nosferatu, de 1926

2 comentários:

  1. Essa do Edward ser uma fada foi hilária. Difícil é repassar essa informação pra uma adolescente. Vou fazer isso com a minha filha. Qualquer incidente que venha a ocorrer comigo: culpa do Michel! (kkkk)

    ResponderExcluir