terça-feira, 5 de julho de 2011

Lenda do Rei Arthur x Star Wars


Releituras são quase sempre interessantes, algumas vezes, porém, só conseguem ser encaradas como plágio, outras como homenagens.
Uma grande "homenagem" pode ser considerada a saga Star Wars, de George Lucas, onde temos muitos dos mitos de cavalaria transformados em personagens que ajudaram a consolidar a categoria de ícone iniciadas com a lenda do Rei Arthur Pendragon - o grande rei que uniu os territórios da Bretanha.

Vejam as semelhanças em alguns:

- Rei Arthur = Luke Skywalker - o cavaleiro Jedi esperado para livrar a galáxia do Império


- Morgana Le Fay (meia irmã de Arthur) = Princesa Leah  - irmã de Luke, que nutre de início um amor platônico correspondido por ele.


 - Lancelot (o melhor cavaleiro da Távola Redonda) = Hans Solo - o braço direito  de Luke

 - Merlin (o mago)  = Yoda - o mais experiente dos Jedis, treinador de Luke, assim como Merlin foi de Arthur


- Mordred (filho de Arthur e Morgana) = Darth Vader - aqui houve uma pequena inversão, enquanto o filho de Arthur se desviou para o mal, foi o pai de Luke (Anakin) que foi para o lado negro da força

- Calaveiros = Jedi
- Távola Redonda = Conselho Jedi
- Espada = Sabre de Luz
- Avalon = Força - enquanto os escolhidos de Avalon tinham uma visão, os futuros Jedis tem um composto no DNA chamado "Midichlorians"

- Ordem dos Cavaleiros - podemos traçar um parâmetro entre as seguintes características
Cavaleiro Verde (o imaturo) - o Sabre de Anakin é verde
Cavaleiro Branco (o herói vitorioso e puro) - o Sabre de Obi-Wan-Kenobi é azul claro (não existem sabres brancos)
Cavaleiro Vermelho (experiente em batalhas) e Cavaleiro Negro (representação do mal) - o Sabre de Darth Vader é vermelho e ele veste-se de preto.


Muitas outras homenagens foram prestadas a esses personagens imortais, vide Senhor dos Anéis, Harry Potter e tantas outras obras que se tornam imortais pela força dos personagens.

Um comentário:

  1. Há também uma relação bastante interessante entre Star Wars e a Kabbalah...quem quiser ler mais profundamente acesse o link http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/star-wars-e-a-kabbalah-40435

    ResponderExcluir